14.6.11

Porto Seguro sedia Congresso Internacional de Educação

Nos dias 08, 09, 10 e 11 de junho do ano corrente, Porto Seguro foi palco do Congresso Internacional de Educação do Estado da Bahia (Cideb). Realizado pelo Centro Cultural e Eventos de Porto Seguro, o evento aconteceu no Centro de Convenções do Descobrimento – BR 367, Km10.



Com o tema “A Educação para um Estado sem Fronteiras: da Teoria à Prática”, o CIDEB contou com palestrantes internacionais como Phillipe Parrenoud (Dr. Prof. da Universidade de Genebra, Suíça), Marc Giget (Dr. Prof. da Universidade de Paris, França), José Pacheco (PhD em educação infantil e da adolescência, Professor da Escola da Ponte (Portugal), Mestre em educação para crianças, licenciado em Ciências da Educação pela Faculdade de psicologia de Coimbra (Portugal), formador de professores de forma continuada e capacitação, pesquisador no (IIE, FPCE- UP) e no Instituto Paulo Freire em Portugal), além de nomes como Leonardo Boff (Doutor em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique-Alemanha Franciscano, Professor nas universidades de Lisboa-Portugal, Salamanca-Espanha, Harvard-EUA, Basel-Suíça e Heidelberg -Alemanha); Celso Antunes (Mestre em pedagogia pela USP, escritor e pesquisador), Hamilton Werneck (Dr. Prof. e Consultor Pedagogo, Rio de Janeiro), Eduardo Shinyashiki (Escritor e Dr. em educação, professor nas áreas de educação e desenvolvimento humano nos EUA, Índia, Brasil e México.
 
A abertura do 1º Congresso Internacional de Educação do Estado da Bahia - CIDEB 2011, na noite do dia 8, reuniu mais de 2.600 pessoas, no Centro de Convenções, de Porto Seguro.


A solenidade contou com a presença do Prefeito, Gilberto Abade, que empenhou para a realização do evento em Porto Seguro, incentivando a participação de todos os professores da rede municipal de ensino, subsidiando parte da inscrição. Além dele, a mesa de honra foi composta também pelo magnífico reitor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Lorisvaldo Valentin da Silva; a pró-reitora da Extensão da UNEB, Adriana Santos; o juiz da Vara Crime, André Strogenski; a secretária de Educação, Dilza Reis; a tecnologista do Núcleo de Educação Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Maria Tereza; e a diretora da DIREC, Janeth Aparecida Scofield.

O palestrante da noite, o professor doutor, Leonardo Boff, explorou o tema Ética e Tempo de Transcendência. Sem consolos, preferiu angustiar o público, na tentativa de provocar a transcendência. “O mundo vive em crise. A principal delas é a crise da ética. Precisamos urgente resgatar esse valor para com o planeta e para com as pessoas, colocando-nos um no lugar do outro”, começou, sendo aplaudido várias vezes ao longo de suas palavras sobre a razão sensível, onde o sentimento é a principal marca do ser humano.



Objetivos


Entre os objetivos do evento estão a contribuição para a constante melhoria da educação; promover o desenvolvimento humano em todas as dimensões do conhecimento; educação continuada no Brasil, e a capacitação prática dos professores e educadores.

A troca de conhecimentos em áreas multidisciplinares também serão motivadas; além de reunir os maiores especialistas em educação, promovendo um debate em torno de temas polêmicos que fazem parte do cotidiano nas instituições de ensino.

A integração e a busca da transformação, motivando os professores a serem agentes de resgate de valores e ética junto aos estudantes é o grande resultado esperado desse encontro que visa à inclusão social.

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.