17.6.11

Festival de quadrilha junina envolveu escolas municipais de Itabuna

Escola Flávio Simões novamente premiada



Um grande público acompanhou nesta quinta-feira (16), na Praça Otávio Mangabeira, em Itabuna as encenações teatrais e apresentações das quadrilhas juninas de nove escolas da Rede Municipal de Ensino, incluindo as crianças especiais do Centro Psicopedagógico de Educação Inclusiva – Cepei. O evento integra a 10ª edição do Programa Pátria Amada, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, com a finalidade de resgatar as manifestações juninas e levá-las à praça pública, além de promover a socialização com os alunos.



A abertura do festival foi realizada com a encenação do Rei do Canganço, pela turma da Biblioteca Intinerante, que também dançaram ao som de músicas juninas. Em seguida, os alunos do Cepei desempenharam uma apresentação especial de quadrilha junina, que teve prosseguimento com as exibições dos alunos das escolas, Raimundo Gerônimo Machado, Marieta Carvalho, Zacarias Dantas, Brasília Baraúna, Flávio Simões, Infanto Juvenil, Maria Pinheiro, Ubaldo Dantas e Amélio Cordier.



Os alunos levaram a praça pública todos os atributos de uma apresentação típica de São João, mas elas se diferenciaram a partir dos critérios apontados pelos jurados, que avaliaram a música, animação, inovação, coreografia, organização, o figurino, a originalidade, criatividade e marcação. Nesse contexto, a quadrilha que melhor atendeu as expectativas do júri foi a Escola Municipal Zacarias Dantas, que fica localizada na Zona Rural de Itabuna, em Mutuns, cabendo à nossa escola a terceira colocação no evento.



Envolvimento



De acordo com o secretário de Educação Gustavo Lisboa o Festival de Quadrilhas é realizado todos os anos, no contexto do Programa Pátria Amada, com a intenção de resgatar o significado do São João, a importância das quadrilhas juninas, da socialização das crianças menores em relação às atividades que desenvolve, através do envolvimento com os professores.



“Eu acredito que já faz parte do nosso calendário trabalhar a quadrilha junina, não só nas escolas, mas trazer para as praças públicas. Esse é o grande significado, mostrar a importância de se cultivar essas coisas que são fundamentais para a vida de cada um. O que vale é recordar uma cultura tão importante na nossa região”, ressaltou Gustavo Lisboa.



 
 
do site da PMI

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.