28.7.10

Itabuna comemora aniversário e recebe equipamentos para a área da saúde

Três hospitais de Itabuna - de Base, Calixto Midlej e Manoel Novaes - foram beneficiados com equipamentos e assinaturas de convênio na festa de comemoração do centenário de emancipação do município, localizado a 433 quilômetros de Salvador, no sul do estado. Nas primeiras horas da manhã, uma missa e o hasteamento de bandeiras deram início às atividades.



Na ocasião, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) entregou ao Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, 222 equipamentos entre camas, assentos, mesas de cabeceira, ventiladores artificiais, monitores paramétricos e oxímetros. A aparelhagem representa a renovação de um terço de toda a aparelhagem equipamentos da unidade.



Também os hospitais Manoel Novaes e Calixto Midlej, administrados pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, receberam novos equipamentos e assinaram convênio com a Sesab para incorporação dos serviços de radioterapia, cardiologia e cirurgia bariátrica. No total foram investidos R$ 2,3 milhões.



De acordo com o secretário da Saúde, Jorge Solla, o objetivo é fortalecer a capacidade instalada da rede hospitalar de Itabuna, que é um pólo importante de assistência à saúde. O município é o segundo do interior do estado credenciado pelo Ministério da Saúde para a assistência de alta complexidade em cardiologia. “Inicialmente, esse serviço era realizado apenas em Salvador. Agora já temos em Vitória da Conquista”.



O secretário da Saúde de Itabuna, Antônio Vieira, disse que o município apresentava uma demanda expressiva na área, que é considerada prioritária pelos gestores. “O hospitais da Santa Casa abrangem um gama muito grande de atendimentos da população de toda a região. As cirurgias bariátricas e cardiológicas, que serão realizadas na instituição, mais os 10 leitos de UTI equipados no Hospital de Base, nos tiram da agonia de ter uma saúde, até então, enfraquecida”.



Somente o Hospital Manoel Novaes recebeu 89 aparelhos entre incubadoras, ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos e oxímetros (medidores de oxigênio no sangue). Com a aparelhagem, o hospital terá condições de montar uma UTI Neonatal com capacidade para atender até 20 recém-nascidos.



A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna está presente no município há 93 anos e atende aproximadamente 50 mil pessoas por mês. Atualmente são realizadas quatro cirurgias bariátricas (obesidade)/mês, com previsão de aumentar para oito procedimentos a partir de agosto.



O provedor da Santa Casa, Renan Moreira, afirmou que as cirurgias cardíacas, bariátricas e neocirurgias estão entre as principais modalidades assistidas pela instituição. “A melhora será em número de atendimentos e a ampliação de outros serviços que não tínhamos por meio do SUS, a exemplo da cardíaca e bariátrica”.



O Hospital de Base foi fundado há 12 anos e é administrado pelo município. Na unidade são realizados atendimentos de ortopedia, neurologia, clínica geral em média e alta complexidade. Segundo o presidente da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi), Antônio da Silva Costa, os equipamentos irão otimizar os trabalhos dos profissionais de saúde e proporcionarão qualidade no atendimento aos pacientes.



“Atendemos 12 mil pacientes por mês. A grande deficiência que tínhamos no Hospital de Base era em relação aos equipamentos. Hoje é um motivo de alegria por poder prestar um melhor atendimento à população e dar dignidade aos médicos e enfermeiros que trabalhavam com grande dificuldade, usando equipamentos com mais de 10 anos de vida”, enfatizou Costa.



O pintor Miguel Alves Santana acompanha o sogro que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e precisou ser hospitalizado no Hospital de Base. “O pai da minha esposa está sendo bem atendido, mas, aqui, tem muitas camas quebradas. Eu acho que a chegada desses caminhões com equipamentos é muito importante. Estávamos precisando. O hospital era carente”.



No total foram entregues 323 equipamentos aos três hospitais, entre UTI Neonatal, UTI adulto com 10 leitos, além de mobiliários para a recuperação dos pacientes. Também está construindo uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h.

site do Governo Estadual

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.