28.7.10

Motivação na Aprendizagem

Um bom didata, tem no seu ânimo, fonte de motivação para todos...


Os professores estão sempre se perguntando sobre o que devem fazer para que os alunos realmente aprendam.

Segundo o dicionário Silveira Bueno, motivação quer dizer exposição de motivos ou causas; animação; entusiasmo. Através dessas definições, pode-se constatar que estar motivado é estar animado, entusiasmado. Para isso, é necessário ter motivos para se chegar a esse estado.


Qualquer coisa que se faça na vida, é necessário primeiro a vontade de realizá-la, senão nada acontece. Isso também ocorre na educação. Educação requer Ação e como resultado dessa ação, há o APRENDIZADO. Mas para que se realize a ação e esta resulte no aprendizado é necessário, inicialmente, que haja a VONTADE, nesse caso, a vontade de aprender. O professor deve descobrir estratégias, recursos para fazer com que o aluno queira aprender, em outras palavras, deve fornecer estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender. Como por exemplo:
Dar tratamento igual a todos os alunos;


Aproveitar as vivências que o aluno já tem e traz para a escola no momento de montar o currículo, incluir temas que tenham relação, isto é, estejam ligados à realidade do aluno, a sua história de vida, respeitando a sua vida social, familiar;


Mostrar-se disponível para o aluno, ou seja, mostrar que ele pode contar sempre com o professor;


Ser paciente e compreensivo com o aluno;


Procurar elevar a auto-estima do aluno, respeitando-o e valorizando-o;


Utilizar métodos e estratégias variadas e propostas de atividades desafiadoras;


Mostrar-se aberto e afetivo para e com o aluno;


"Acolher" realmente o aluno;


Dar carinho e limites na medida certa e no momento adequado;


Manter sempre um bom relacionamento com o aluno, e consequentemente, um clima de harmonia;


Fazer de cada aula um momento de real reflexão;


Ter expectativas positivas acerca do aluno;


Saber ouvir o aluno;


Não ridicularizá-lo jamais;


Amar muito o que faz, a sua profissão de professor;


Mostrar para o aluno que ele pode fazer a DIFERENÇA, isto é, que ele tem o seu lugar e o seu valor no mundo;


Perceber que ele, o professor, pode fazer a DIFERENÇA, para o aluno;


O professor deve ensinar o aluno a ser ético e crítico, mostrando a ele que a crítica é boa , desde que feita de maneira adequada e que a ética é fundamental em qualquer relacionamento humano, em qualquer ambiente: Familiar, Social, Escolar, entre outros.


Autora: Cássia Ravena Mulin de Assis Medel[1]

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